ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA RETOMA SUAS ATIVIDADES

Após seu fechamento no dia 19/02, foram retomadas as atividades no Arquivo Público do Estado da Bahia. Como já é do conhecimento de todos; o APEBA vem passando por um longo processo de degradação. Instalado em um belo prédio, mas que em nada contribui para a preservação da documentação ali custodiada, desde 2011, que vem sendo vinculado na mídia os estado precário de suas instalações. Recentemente foram feitos reparos na instalação elétrica, mas ainda existe o problema do forro e telhado que precisa ser sanado. Enquanto isso não é feito, pesquisadores e o público em geral precisam disputar as poucas mesas e cadeiras da atual sala de pesquisa, e quando isso não é possível, o público excedente é direcionado a biblioteca, onde não há iluminação.
Essas e outras histórias de descaso para com esse patrimônio histórico não é exclusividade desse Governo, notícias de décadas passadas relatam como o Arquivo Público vem sendo tratado ao longo dos seus 124 anos de história! Acompanhe esses relatos:

Parafraseando Sigmund Freud, quanto menos alguém sabe sobre o passado e o presente, mais inseguro será o seu juízo sobre o futuro. 

ACOMPANHEM ESSA LONGA HISTÓRIA: