CONVERSANDO COM SUA HISTÓRIA: MOVIMENTOS REBELDES NA BAHIA DAS REGÊNCIAS

Resumo:
No período das regências (1831-1840), muitos movimentos rebeldes agitaram a vida pública das mais importantes cidades do Império. Concomitantemente, houve o surgimento de jornais, panfletos e associações políticas e econômicas que tiveram o papel de aglutinar pessoas em torno dos discursos de rebeldia.

A Cidade da Bahia e o Recôncavo estiveram entre as regiões mais afetadas por movimentos rebeldes de diversos tipos - a exemplo da Sabina (1837-1838) - muitos dos quais sustentaram a bandeira do federalismo tão divulgado na imprensa.
Esta palestra apresenta uma visão de conjunto desse contexto rebelde, revelando conjunturas, personagens e suas mudanças de postura em torno da questão política provincial e imperial no período em questão.


Vinícius Mascarenhas de Oliveira é mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu pesquisas sobre a ação dos federalistas na Bahia que culminaram na dissertação denominada "Federalistas na Bahia: trajetórias, ideias, sociedades e movimentos (1831-1838)". Atualmente é professor da Ucsal e das redes estadual e municipal.